O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), entrega hoje, aos moradores dos municípios de Santana do Acaraú, Forquilha, e Irauçuba suas novas agências. Em Forquilha como nos demais municípios o nova agência possui uma área de 330m². Foi construída em terreno doado pela prefeitura, no ano de 2009.A nova agência segue padrão arquitetônico adotado pela instituição, oferecendo acessibilidade privilegiada, com rampas e área sanitária adequadas às normas vigentes no país. Outro diferencial é o espaço destinado às pessoas que buscam os setores de benefícios e de perícias médicas, bem como a disponibilização de cadeiras especiais para portadores de obesidade, além de mapa tátil para portadores de necessidades visuais.

Dirigentes das esferas municipal e federal participam da inauguração, como o superintendente-substituto do INSS no Nordeste, Márcio Dubard, o gerente-executivo do INSS em Sobral, Andrey Almeida, o ouvidor-geral da Previdência Social, Mano Barreto, e o senador José Pimentel.
Com as novas unidades, os moradores dos municípios e de seus distritos terão acesso mais fácil e mais cômodo à Previdência Social encurtando a distância que os separavam do atendimento. Antes, a população de Forquilha buscava atendimento nas agências de Sobral e Itapajé.

Inaugurações
A primeira a ser inaugurada será a Agência de Santana do Acaraú, prevista para às 10h. Neste município a obra recebeu um investimento na ordem de R$ 641 mil oriundos do Governo Federal, através do Ministério da Previdência Social.
Em seguida às 16h, será a vez da Agência do INSS de Forquilha, situada na Avenida Criança Dante Valério, e, por último a do município de Irauçuba, marcada para 19h.A agência de Irauçuba que foi concluída há aproximadamente dez meses, além de servir aos irauçubenses, também desafogará o atendimento na Agência de Itapajé, que atualmente recebe demandas de vários municípios da região. Com as novas unidades o Ceará passa a ter 60 novas agências do INSS, elevando para mais 100 o número de postos da rede da Previdência Social no Estado.
As três cidades somam uma população de 74 mil pessoas, beneficiadas diretamente com a instalação dessas agências. O atendimento ao público nas agências hoje inauguradas começará logo no primeiro dia útil após a solenidade, ou seja, no dia 23 de janeiro, às 7h30. O horário de funcionamento e os serviços oferecidos seguem o padrão das demais agências do país, com consulta, atualização e concessão de benefícios previdenciários e assistenciais, da atribuição do INSS. (WG).

COMPARTILHAR