Na região do Acaraú, receberão tratamento sanitário apenas os 23 municípios com menos de 50 mil habitantes. As cidades de Sobral e Acaraú, por terem densidade populacional acima da faixa, estão inseridas no programa sanitário do Ministério das Cidades junto ao Governo Federal

Sistema de água e esgoto foi implantado sábado, 24, nos 25 municípios que compõem a região do Vale do Acaraú, no norte do estado. O projeto faz parte de um convênio celebrado entre a Secretaria das Cidades com a Fundação nacional de Saúde (Funasa). Ao todo, foram investidos mais de R$ 7 milhões na elaboração do projeto que está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC – Acaraú).

O projeto de implantação de água e esgoto nos municípios faz parte das ações realizadas pela Coordenadoria de Saneamento Ambiental (Cosam) desenvolvida pela Secretaria. Na região do Acaraú receberão tratamento sanitário apenas os 23 municípios com menos de 50 mil habitantes. As cidades de Sobral e Acaraú, por terem densidade populacional acima da faixa, estão inseridas no programa sanitário do Ministério das Cidades junto ao Governo Federal.

De acordo com o coordenador de Saneamento Ambiental das Cidades, Edmundo Olinda, a conclusão da elaboração do projeto do tratamento irá viabilizar a captação de recursos futuros para a execução das obras de água e esgoto. “O objetivo da Funasa e do Governo do Estado é desempenhar um grande trabalho no tratamento de água e esgoto nos municípios do Ceará”, destaca Olinda.

Os passos de elaboração do projeto desenvolvido pela Secretaria são executados por meio de fotografias, pesquisas geotécnicas e estudos de concepção dos projetos executivos de água e esgoto nos municípios. Até o fim do ano, as primeiras obras de tratamento já serão iniciadas nos cidades contempladas da Região.

Fonte: Secretaria das Cidades

COMPARTILHAR