No momento, cinco açudes estão com a capacidade acima de 90%. Na Bacia do Coreaú formada por 13 reservatórios, destaca-se o Acaraú Mirim que apresenta nível acima de 80%. O açude Ayres de Souza (Jaibaras), localizado em Sobral está com 69,44%

O açude Ayres de Souza (jaibaras), localizado em Sobral está com 69,44% - Foto: Wilson Gomes

Dos 138 açudes monitorados pela Cogerh em parceria com o DNOCS, seis já sangraram em 2012 e cinco permanecem sangrando. Mais um açude sangrou no Estado ontem (terça-feira, 27). O Açude Ubaldinho, localizado no município de Cedro, foi o sexto reservatório a superar sua capacidade máxima de abastecimento em 2012. Outro reservatório que atingiu sua capacidade no dia de ontem foi o Muquém, em Cariús, pertencente à bacia do Alto Jaguaribe. Os outros três reservatórios que permanecem sangrando são: Valério, em Altaneira, Rosário, em Lavras da Mangabeira, e Junco, no município de Granjeiro.

No momento, cinco açudes estão com a capacidade acima de 90%. São eles: Orós, o segundo maior do Ceará, Gavião, Quixeramobim e Trussu, no município de Iguatu, com 94,36%. O Tijuquinha foi o primeiro reservatório a sangrar em 2012 e transbordou pela segunda vez na última segunda-feira, 26, está com 98,99%.

A situação dos açudes que formam as duas principais bacias hidrográficas da região norte Acaraú e Coreaú, com as águas de março melhoraram as suas capacidades de armazenamento. Na bacia do Coreaú formada por 13 reservatórios, destaca-se o Acaraú mirim que apresenta nível acima de 80%. Outros sete açudes; jaburu I, Aracoiaba, batente, Cachoeira, diamante, Tatajuba e Capitão mor, também estão com uma cota acima de 80%. O açude Araras norte o maior da bacia do Acaraú está com 77%.

Na bacia do Coreaú, o diamante, localizado no município de Coreaú, está com 83%, de acordo com o último boletim divulgado pela Cogerh, no dia de ontem. O acúmulo dos 138 reserva- tórios registrado até o momento é de 69,98%, o que representa mais de 12 bilhões de metros cúbicos, dos 18 bilhões da capacidade total do estado do Ceará.

No momento, tem todos os reserva- tórios apresentam um volume de água satisfatório. Dos 138, 18 açudes estão com volume abaixo de 30%. O Carmina, no município de Catunda, que faz parte da bacia do Acaraú, está com 23,11% de sua capacidade. O Forquilha II, em Tauá, apresenta apenas 10%, e Várzea do boi, também no mesmo município, está 23% de volume acumulado. Esses dois reservatórios pertencem à bacia do Alto Jaguaribe.

Wilson Gomes

jornal@sobralnews.com.br

COMPARTILHAR