O prefeito Moésio Loiola e o deputado federal Moses Rodrigues comemoram junto aos moradores de Campos Sales, os 119 anos de emancipação política do município, evento que acontece dentro da Semana do Município, que prossegue até o próximo sábado, 29 com diversificada programação festiva.

Moses Rodrigues é um dos grande apoiadores do município, para o qual tem destinado recursos de emendas e articulado projetos visando ao crescimento daquela comunidade.

Campos Sales é um município brasileiro do estado do Ceará. Está localizado na microrregião da Chapada do Araripe, mesorregião do Sul Cearense. Tem cerca de 27 mil habitantes e 1082,77 km².

Na cidade se encontra o túmulo de D.Bárbara Pereira de Alencar, revolucionária da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador, mãe do político Tristão Gonçalves e avó do escritor José de Alencar.

O topônimo Campos Sales é uma alusão do quarto presidente da República Federativa do Brasil, Manoel Ferraz de Campos Sales. Sua denominação original era Várzea das Vacas, depois Várzea da Vaca e Nova Roma (em homenagem a alguns imigrantes italianos que por lá viviam na época em que era vila) e desde 1933, Campos Sales.

Nas terras localizadas ao oeste da Chapada do Araripe, viviam várias etnias tais como os índios Kariri, antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII.

Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariri, catequizaram os indígenas e os agruparam em aldeamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadearam notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa.

Deste contexto surge Campos Sales, um núcleo urbano que cresce ao redor da fazenda Várzea das Vacas e que consolidou-se como centro comercial devido a sua proximidade com o Piauí.

Em 31 de Janeiro de 1991 por volta das 22h, alguns agricultores presenciam a queda de um meteorito de categoria Contrito (L5) pesando 3,5 kg batizado de Campos Sales nas coordenadas: 7°02? S; 40°10? W nas proximidades do distrito de Caldeirão mais preciso na localidade de Poço Redondo cerca de 16 km da sede do Município. Esse fato, passa a ser de grande importância para a Astronomia e no campo da pesquisa de meteoritos extraterrenos que são registrados todos os anos. fonte: CAPO – Clube de Astronomia Pesquisa e Observação de Campos Sales.

 

 

COMPARTILHAR