Publicado em: 18/02/2013

Pronatec: Candidatos a cursos podem fazer inscrição on-line

Estão abertas, pela internet, as inscrições para cursos gratuitos de formação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos são ministrados pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, centros federais de educação tecnológica e entidades do Sistema S (serviços nacionais de aprendizagem).

Ao confirmar a inscrição, o estudante terá dois dias úteis para comparecer à unidade de ensino e confirmar a matrícula. Na página do Pronatec na internet, o estudante pode conferir as vagas disponíveis, por município. Caso não encontre a vaga pretendida no momento da inscrição, o candidato pode indicar até três cursos de interesse. Quando houver vaga disponível em algum deles, será notificado, por mensagem eletrônica (e-mail) para fazer a inscrição, também pela internet.

Criado em 2011, o Pronatec já atendeu mais de 2,5 milhões de brasileiros. Até 2014, a meta é oferecer cursos técnicos e de formação inicial e continuada a 8 milhões de estudantes e trabalhadores. Para este ano, estão previstos 2,3 milhões de vagas em 724.539 cursos técnicos e 1.565.682 vagas em cursos de formação inicial e continuada.

As inscrições para os cursos gratuitos de educação profissional devem ser feitas na página do Pronatec na internet. 

Vagas para profissionais: Prefeitura de Sobral abre vagas de nível médio e superior para o Pronatec

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, abre inscrições do processo seletivo para formação de banco de recursos humanos de nível médio e superior para o Pronatec.

A seleção, com inscrições abertas até amanhã, 19, foi dividida em duas etapas: prova de títulos (análise curricular) e entrevista. O contrato de prestação de serviços destina duas vagas para analista de inclusão produtiva, com formação superior nas áreas de serviço social, psicologia, administração e pedagogia, e três vagas para agente de inclusão produtiva (nível médio).

A seleção pública terá validade de um ano, a contar da data de divulgação do resultado final (25 de fevereiro), podendo ser prorrogada por mais um ano, segundo determinação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza.

As inscrições devem ser feitas no CREAS, localizado à Avenida Dom José, 2147, no Centro de Sobral. Mais detalhes da seleção estão no edital 007/2013, publicado no Impresso Oficial nº 414, disponível no site da Prefeitura de Sobral: www.sobral.ce.gov/impresso

Fonte: MEC e Prefeitura de Sobral