Por Jerfson Lins e Pedro Nobre

nomercado@sobralnews.com.br

O cliente tem sempre razão

Reclamar do atendimento em Sobral não é algo raro, quer seja em relação a lojas, restaurantes, supermercados ou, até mesmo, táxis. O velho conselho de se atender aos clientes com um sorriso no rosto e de forma prestativa parece não fazer parte da cartilha da maior parte dos que se dizem “profissionais de serviços”.

Infelizmente, a imagem que os turistas e profissionais de outras regiões que vem ao município levam é a de péssimo atendimento. Conselho de um cliente diversas vezes mal atendido: acordem, empresários sobralenses! É a credibilidade de seus negócios que está em jogo. Treinar e exigir que seus funcionários ajam de maneira profissional não é um favor à clientela, mas uma obrigação.

Inferno astral

E parece que a má fase das operadoras de telefonia móvel não está apenas no relacionamento com os clientes. Ontem, 20, as ações da TIM Participações (TIMP3) e da Oi (OIBR3, OIBR4) lideraram as perdas do Ibovespa.
A primeira sofre com a cobrança de € 550 milhões em dívidas tributárias atrasadas da TIM Celular, mas a empresa ainda recorrerá.

Na cobertura

Em julho, as vendas de material de construção cresceram 7% em relação ao mês anterior, de acordo com a Anamaco, a associação nacional do setor. Nos últimos 12 meses, o setor fechou em queda de 2%. Já na comparação entre julho de 2012 e julho de 2011, as vendas foram 3% menores. Mas em Sobral, o setor segue em ritmo de expansão. A cidade inteira é um canteiro de obras, tanto públicas quanto privadas.

Há notícias de que, em breve, haverá um grande lançamento imobiliário com mais de 700 apartamentos. O mercado local ainda carece de grandes empreendimentos desse porte, que, além de minimizar o déficit habitacional, viriam regular melhor os preços do mercado local, ainda exorbitantes se comparados a outras regiões do Ceará.

Mais clientes, menos qualidade

Em julho, o Brasil registrou 256,41 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 130,49 acessos por 100 habitantes. O crescimento de 0,11% se deveu às 279,72 mil novas habilitações, mas esse resultado foi o pior alcançado pelas operadoras nos últimos 12 meses. Para se ter ideia, em julho de 2011 foram três milhões de novas linhas.

A Região Norte é a que mais cresceu em teledensidade, com 0,44% de aumento. Com 195 milhões de acessos, a tecnologia GSM é a mais utilizada no País, com 76,19% de participação de mercado.

Esse resultado, em parte, se deveu à proibição de comercialização de novas linhas das operadoras Claro, Oi e Tim pela Anatel devido aos péssimos serviços oferecidos. As três se comprometeram a ampliar os investimentos em infraestrutura e retornaram às vendas.

Aposentados e o 13°

O Ministério da Previdência começou a liberar a consulta à primeira parcela do 13º salário de aposentados, pensionistas e segurados que recebem benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). São quase 26 milhões de benefícios em todo o Brasil, que deverão injetar cerca de R$ 11,22 bilhões na economia.

O Ministério garante que os extratos serão atualizados ao longo da semana e o valor estará disponível no extrato de benefício do mês de agosto. O documento poderá ser consultado no site previdência.gov.br. Já quem preferir verificar o benefício nos bancos, o valor deve aparecer no extrato de dois a cinco dias antes do depósito.

Natal mais magro

As vendas do Natal deste ano devem ser 4,1% maiores do que as de 2011, de acordo com projeção da Tendências Consultoria. A data, a mais importante para o comércio varejista, deverá registrar aumento menor que nos dois últimos anos. Em 2012, as vendas do varejo em dezembro foram 6,7% maiores do que no mesmo mês do ano anterior, e em 2010 o crescimento foi de 10,2% em relação a 2009. A Tendências considerou a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no índice restrito, que exclui automóveis e materiais de construção.

Frutal 2012

Lançada hoje, 21, a 19ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal 2012), um dos mais importantes eventos do setor do agronegócio do País. Este ano, o evento tem como tema “Experiências Exitosas no Semiárido”.

A 19ª Frutal 2012 será realizada entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, e contará com diversas atividades, divididas em cursos e palestras técnicas, seminários técnicos e setoriais, painéis, mesas redondas e oficinas. Além da Frutal 2012, será realizada, também, a XIV Agroflores (Exposições de Flores e Plantas Ornamentais) e a primeira edição da Expofood (Feira Essencial de Alimentos).

Varejo

Aniversário
A Expresso Guanabara acaba de fazer 20 anos de atuação no mercado. Sediada em Fortaleza, atua nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste em mais de mil localidades e é uma das cinco maiores empresas do setor no País.

Móveis
O governo reduziu a zero as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidentes sobre painéis de madeira, laminados de alta resistência e PVC para móveis. A medida beneficiando o setor moveleiro vale até 30 de setembro de 2012.

COMPARTILHAR