Sobral: Anciã com o padecimento de um câncer generalizado, ao ter acesso negado no Hospital Regional Norte, ficou exposta ao chão e contorcendo-se em dores. Sob a alegativa de que já não há recurso para a paciente, uma vez que ela já está em estado terminal.

As imagens que circulam nas redes sociais causam revolta aos sobralenses, principalmente a eles, isto porque o hospital de maior porte no interior do Estado, como o HRN não poderia, ou ao menos não deveria tomar atitudes animalescas como essa.

O que diz a lei sobre atos dessa natureza:

PORTARIA Nº 1.820, DE 13 DE AGOSTO DE 2009

Dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde.

Considerando a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a organização e funcionamento dos serviços correspondentes; e

Considerando a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS, de 2003, do Ministério da Saúde; e

Considerando a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS, de 2007, do Ministério da Saúde, resolve:

Art. 1º Dispor sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde nos termos da legislação vigente.

Art. 2º Toda pessoa tem direito ao acesso a bens e serviços ordenados e organizados para garantia da promoção, prevenção, proteção, tratamento e recuperação da saúde.

§ 1º O acesso será preferencialmente nos serviços de Atenção Básica integrados por centros de saúde, postos de saúde, unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde ou similares mais próximos de sua casa.

§ 2º Nas situações de urgência/emergência, qualquer serviço de saúde deve receber e cuidar da pessoa bem como encaminhá-la para outro serviço no caso de necessidade.

§ 3º Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário, em tempo hábil e em condições seguras para um serviço de saúde com capacidade para resolver seu tipo de problema.

foi liberada para terminar seus dias de vida em casa,  Generalizado é Proibida de Entrar e Receber Tratamento (Acesso Venoso) no Hospital Regional por um Profissional Médico.

A paciente só conseguir entrar no hospital depois que o repórter Marcondes Frillance falou ao vivo no Programa Diário Policial na Rádio Paraíso 101.1.

Obs . A família afirma que estava de posse de ordem do Ministério Público de Sobral para que o hospital não deixasse de atende essa senhora.

Sobral: Anciã com C.A Generalizado é Proibida de Entrar e Receber Tratamento (Acesso Venoso) no Hospital Regional por um Profissional Médico.A paciente só conseguir entrar no hospital depois que o repórter Marcondes Frillance falou ao vivo no Programa Diário Policial na Rádio Paraíso 101.1. Obs . A família afirma que estava de posse num ordem do Ministério Público de Sobral para que o hospital não deixasse de atende essa senhora.

Posted by Gege Romão Notícias on Thursday, July 26, 2018

COMPARTILHAR