Absoluto sucesso. Parabéns aos promoventes, organizadores e o público.
Posted by Silveira Rocha on Monday, August 13, 2018
O grupo Oscar Rodrigues Júnior (Gorj) provou com a realização da 1ª EXPONOROESTE, ser tão bom no agronegócio quanto o é no setor da Educação. O acervo de máquinas e equipamentos, a qualidade dos rebanhos e toda a estrutura de fazendas garantem ao grupo destaca posição na região norte do Ceará. De acordo com o diretor presidente do grupo, empresário Oscar Rodrigues Júnior, há uma forte perspectiva de que a Gorj Agropecuária se posicione, nos próximos anos, entre as maiores produtoras de leite in natura do Brasil.
O potencial que hoje o Gorj detém no setor do agronegócio começa a ser apresentado para criadores de todo o Brasil. A realização da I EXPONOROESTE, nos dias 9, 10 e 11 deste mês, no Shopping do Boi, estrutura gigantesca e própria para eventos da natureza, foi a porta de entrada para a comunidade do agronegócio dar início a uma estreita relação com a Gorj Agropecuária, na troca de experiências que vão ajudar em muito no desenvolvimento e qualificação do mercado afim.
O Centro Universitário INTA (UNINTA) realizou no último final de semana, a 1ª Exponoroeste, mobilizando criadores de gado, e de outros setores do agronegócio, movimentando o setor de turismo rural, trazendo investidores de outros estados e países.
A feira surgiu com o intuito de revitalizar o agronegócio da região, sem investimento há anos, além de incentivar a criação de gado no estado, que em meados do século XVIII era conhecido como a civilização do couro. Naquele período, a principal atividade econômica cearense era a pecuária.
A exemplo de alguns produtores do eixo Minas, Rio e São Paulo, o grupo GORJ conta hoje com 15 fazendas, somando um total de 7.082 hectares de terras e milhares de cabeças de gado leiteiro. A EXPONOROESTE surge de forma surpreendente no Ceará, fomentando o turismo na região.
O evento integra a programação que comemora os 19 anos da instituição, que conta hoje com 32 cursos presenciais no Ceará, mais 33 EAD, além de estar presente em 150 cidades dentro e fora do País. No primeiro dia da feira os alunos do curso de medicina veterinária foram beneficiados com um curso de apicultura e avicultura, ministrado pelo professor Marcelo Porto.
Além dos agropecuaristas, participaram da feira, concessionárias, corretores de imóveis, criadores de outras espécies de animais e outros pequenos negócios, O evento contou ainda com um leilão transmitido pela internet, julgamento de equinos e muares de marchas picadas e batidas. As comidas típicas deram ênfase à gastronomia nordestina, nos três restaurantes instalados dentro do evento. Vatapá, panelada, feijoada, sarapatel, comida produzida com leite de cabra e outras receitas regionais, fizeram parte do variado cardápio, contudo, o mais irresistível foram as festas abertas ao público. Atrações como Ítalo e Renno, Forró Real e outras bandas, reuniram cerca de 30 mil pessoas durante as três noites.