Publicado em: 28/12/2012

Desarticulada “boca de fumo”

Alltemy Moura
jornal@sobralnews.com.br

Nessa quinta-feira, 27, numa operação militar coordenada pelo 3º Batalhão, com o apoio da Força Tática Motos (Grupo de Elite do 3º BPM), foi desarticulada uma “boca de fumo” que funcionava na Rua Padre Gonçalves, nº 98, bairro Padre Palhano, em Sobral. O local estava sob o monitoramento dos Agentes do Serviço de Inteligência da PM há algum tempo.
As prisões foram realizadas após os policiais terem recebido uma denúncia anônima que apontava o endereço citado como um local de grande movimentação de pessoas, havendo suspeita de comercialização de drogas. Chegando ao local a Força Tática Motos confirmou a denúncia, flagrando os suspeitos embalando a droga. Nessa ação foram presos:
• Vicente Carlos Sousa Gonçalves, 22, natural de Sobral;
• Francisca Monica Sousa Gonçalves, 18, natural de Sobral;
• Lilian Katia Felix Lima, 24, natural de Sobral.
Com eles foram apreendidas 40 pedras de crack que juntas pesavam 18 gramas, e outra porção da droga pronta para ser embalada, pesando 4,9 gramas. Na mesa onde eram feitas as embalagens os Policiais encontraram três giletes, uma tesoura, um rolo de papel alumínio, saquinhos de “dindin” e a quantia de R$ 92,00, grande parte em cédulas de R$ 2,00. Os acusados foram presos e encaminhados a Delegacia Regional da Polícia Civil, onde foram autuados por tráfico de drogas no Art. 33 da Lei de Entorpecentes.

Ceará registra 302 homicídios e quase 500 apreensões de armas
Foram registrados, ao todo, 302 homicídios dolosos (com intenção de matar) no Ceará durante o mês de novembro, segundo o levantamento divulgado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Fortaleza é a cidade com o maior número deste tipo de crime, totalizando 136.
Em seguida, aparecem os Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF): Caucaia e Maracanaú, ambos com 17 ocorrências. De acordo com o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar em Caucaia, Tenente Coronel Anderson Ferreira Pinto, o número de homicídios teve uma redução até maio, mas “realmente aumentou de junho para cá”.
“Tivemos uma perda de 26 militares e o crime, que era muito centralizado em alguns bairros, descentralizou. Agora está pulverizado em quase toda a área de Caucaia. Com o efetivo baixo, apesar do esforço de aumentá-lo, e a extensão grande – Caucaia dá duas Fortalezas –, aumentou a quantidade de crimes”, explicou.

Apreensões de armas de fogo
Levantamento também apontou o total de armas de fogo apreendidas durante o mesmo período no estado: 490. Em Fortaleza, 193 armas foram apreendidas, sendo a cidade com mais ocorrências. Em seguida, novamente aparecem Caucaia, com 27 registros, e Maracanaú, com 19.
Ainda segundo o coronel, houve uma intensificação das ações da polícia, “não objetivando só a apreensão de armas, mas todo delito”.
Fonte: Jangadeiro On Line

Polícia troca tiros com assaltante no Município de Cariré
O destacamento da Polícia Militar do Município de Cariré, sob comando do Sargento Epitácio, recebeu informações de populares de que o comparsa de Elitônio, que foi assassinado a tiros nesta quarta-feira – o assaltante conhecido como Cícero – estava zona rural de Santa Quitéria.
A Polícia foi conferir a ocorrência e conseguiu identificar o elemento, que tentou empreender fuga. Após troca de tiros, o bandido, ferido, fugiu para dentro de um matagal. Os policiais realizaram buscas e encontraram sangue e pertences do foragido. Diligências estão sendo realizadas para capturar o elemento.