A equipe do Corpo de Bombeiros estará de plantão os quatro dias de Carnaval para assegurar a tranquilidade dos foliões - Fotos: Carlos Ritchelly

Integrando a Operação Carnaval 2012, o 3º Grupamento de Bombeiros de Sobral estará presente em diversas cidades da Região Norte do Ceará. Esse ano, o efetivo diário da cidade e equipes extras de plantão, totalizando 100 bombeiros militares, estará dividido para atender a demanda local e as cidades de Carnaubal, Granja, Barroquinha, Camocim, Acaraú, Tianguá, São Benedito, Forquilha e Moraújo.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Francisco Roberto Maciel de Moraes, em Sobral, a corporação atuará na fiscalização das estruturas montadas para os desfiles das Escolas de Samba.

“Vamos vistoriar se arquibancadas, palcos, extintores e outros, estão em condições de segurança. Atuaremos, aqui em Sobral, principalmente, na avenida dr. Guarany, onde acontecem os desfiles, além de municípios onde são realizados shows. Essa é nossa missão. O Corpo de Bombeiros também estará presente com equipes de plantão 24h para atender ocorrências de trânsito nas CEs e BRs, dando apoio ao SAMU”, ressaltou o capitão Moraes.

Os trabalhos de prevenção durante o período carnavalesco também serão reforçados com guarda-vidas nos distritos de Jaibaras e Bonfim para segurança dos banhistas e foliões, evitando afogamentos. Cada equipe está formada por socorristas habilitados para realização de procedimentos de resgate e primeiros socorros, além de orientação aos banhistas em relação aos locais seguros para banho.

A novidade em 2012 será a distribuição de pulseirinhas de identificação que devem ser colocadas no pulso das crianças que estarão participando da folia, facilitando a imediata identificação em caso de desaparecimento no meio da multidão.

Medidas de segurança para banhistas

– Entrar na água somente em locais que tenham guarda-vidas;

– Evitar ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes e durante o banho de mar, açude, rio, etc.;

– Objetos flutuantes (boias) não substituem falta de conhecimento, habilidade e preparo físico para natação;

– Atenção redobrada nas crianças durante o banho;

– Nade sempre em companhia de outras pessoas;

– Respeite o aviso do guarda-vidas, ele é um profissional que foi treinado e conhece o local.

EM CASO DE URGÊNCIA LIGUE 193 – FONES: 3677 4663/4664

Carlos Alberto Ritchelly

carlos@sobralnews.com.br

COMPARTILHAR