Este ano, o Centro Cultural Dom José deu unanimidade para a escolha do nome do Dr. Oscar Rodrigues Júnior como Destaque do Empreendedorismo Sobralense. Ao lado do Diretor-Geral das Faculdades INTA, também serão homenageados: Dr. Luís Edésio Solon, Drª Ivone Dias Cristino, Dr. César Pierre Barreto, Dr. Francisco Mont’Alverne, Executivo João Lourenço Portela (Cine/IDT) e Empresários Raimundo Deocleciano da Frota (CDL) e Atualpa Rodrigues Parente (FIEC-SESC)

Herculano Costa
jornal@sobralnews.com.br

As homenagens e outorga do troféu aos agraciados ocorrerão no dia 22 de setembro, em festa de gala em um grande buffet da cidade. Esta é a 6ª versão do lauréu. Foto: Divulgação

Este ano, o Centro Cultural Dom José, em reunião de seus pares, deu unanimidade para a escolha do nome do Dr. Oscar Rodrigues Júnior como Destaque do Empreendedorismo Sobralense. Ao lado do Diretor-Geral das Faculdades INTA, serão homenageados em outras categorias de destaque, personalidades como: Dr. Luís Edésio Solon, Drª Ivone Dias Cristino, Dr. César Pierre Barreto, Dr. Francisco Mont’Alverne, Executivo João Lourenço Portela (Cine/IDT) e Empresários Raimundo Deocleciano da Frota (CDL) e Atualpa Rodrigues Parente (Fiec-Sesc).

As homenagens e outorga do troféu aos agraciados ocorrerão no dia 22 de setembro, em festa de gala em um grande buffet da cidade. Esta é a 6ª versão do lauréu. Durante as seis edições o trofeu já homenageou quase meia centena de personalidades.

Para o presidente do Centro Cultural Dom José, Dr. Francisco Anastácio Aragão Prado, “a unanimidade da escolha do Reitor (sic) das Faculdades INTA e “cap” do pool empresaria GORJ, não se constituiu nenhuma novidade, já era esperado, pois o Professor Oscar é um cidadão digno com todas as letras, um empreendedor reconhecido por todos, um homem obstinado pelo pioneirismo em seus empreendimentos – jornal diário Sobral News, cursos de Veterinária, Medicina em caráter privado, Arquitetura e Jornalismo e outros. Para mim, particularmente, o meu caro Dr. Oscar Rodrigues Júnior é um dos maiores luminares da educação superior do Estado. Um homem iluminado, na acepção da palavra”, conclui Chico Prado.

Dom José

Setembro é o mês que marca de forma perene a História sobralense, pois foi nesse mês que, aqui, a 10 de setembro de 1882, nasceu e faleceu a 25 de setembro 1959 o Bispo-Conde e 1º Prelado de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota. A História registra numerosas manifestações sobre notáveis feitos de Dom José em prol do engrandecimento da Princesa do Norte. Todas as descrições a respeito ressaltam o muito que representou a personalidade e a capacidade empreendedora do nosso Bispo-Conde, na vida sócio-econômica, política e religiosa local, o que lhe assegurou o codinome de 2º fundador de Sobral. Além de sua operosidade, Dom José notabilizou-se por sua inteligência, por sua capacidade intelectual e por sua postura principesca. Mesmo de temperamento forte, alternava, ora austeridade e desvelo moral, ora simplicidade e piedade religiosa, na opinião dos descritores mais fervorosos. De seus discípulos mais próximos as observações encerravam mais singelezas do que asperezas, tais como na observação do Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo: “A grandeza moral da personalidade de Dom José e a influência extraordinária de suas ações marcaram, de maneira decisiva, a história de Sobral e a feição espiritual de seu povo”. (in ‘Traços Biográficos de Dom José…’ – 2005 – ARAÚJO, Francisco Sadoc de (Pe) – Prólogo).

O Centro Cultural Dom José de Sobral, no intuito de dar conotação de imortalidade a pessoas que se destacam no cenário sócio-econômico e político-cultural, bem como na área do empreendedorismo em prol de Sobral, instituiu a comenda denominada “Troféu Dom José Tupinambá da Frota”. E numa festa bastante concorrida, constante do calendário festivo intitulado de “Setembro Dom José”, a láurea é outorgada todo ano, no último decêndio desse mês.

O “Setembro Dom José” é um movimento sócio-cultural-religioso, composto de palestras, outorgas de honrarias, lançamentos de obras literárias, inaugurações de obras e celebrações de atos religiosos, que o Centro Cultural Dom José, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Diocese de Sobral e Governo do Município realizam, conjuntamente todos os anos, em homenagem a Dom José, com o objetivo de reverenciar e manter viva a memória daquele que foi, segundo a opinião pública, o maior benfeitor de Sobral em todos os tempos.

COMPARTILHAR