Por Jerfson Lins e Pedro Nobre
nomercado@sobralnews.com.br

 

Energia mais barata, mas…

A Presidenta Dilma Rousseff anuncia hoje novo pacote de estímulo à economia: a conta de luz ficará mais barata em 2013, para empresas e pessoas físicas. De acordo com a presidenta, a partir de janeiro, o preço da energia elétrica ficará 16,2% mais barato para consumidores residenciais e 28% para a indústria, quase um terço, pois esta consome mais.

O governo espera que, com a redução, os preços dos produtos industrializados caiam, pois o desconto seria repassado para o consumidor. Mas será mesmo que essa economia da indústria será repassada ao consumidor?

Segundo alguns economistas mais pessimistas, os empresários podem muito bem aproveitar a iniciativa para repor margens de lucro e, dessa forma, o impacto nos preços seria bem menor que o esperado.

E de má em má notícia, a equipe econômica do governo quer encaixar uma medida pouco popular em meio à queda que deverá ocorrer no índice de inflação causado pela redução do preço da eletricidade. Essa surpresa desagradável é o primeiro reajuste de preço da gasolina para o consumidor em quase oito anos.

Mais caro.com

Como em todo o Brasil, o volume de compras pela internet em Sobral cresceu nos últimos anos. Mas em agosto, estes consumidores tiveram uma surpresa desagradável: ficou mais caro comprar pela internet. De acordo com o índice e-Flation, calculado pela pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), os preços dos produtos vendidos em lojas virtuais aumentaram 2,52% mês passado. Em julho, houve queda de 1,39%.

A maior alta foi registrada entre os equipamentos de informática (0,86%), eletrodomésticos (0,63%), perfumes e cosméticos (0,32%), eletroeletrônicos (0,24%), cine e foto, (0,21%), medicamentos (0,16%), livros (0,13%) e brinquedos (0,06%). As únicas categorias que registraram deflação foram telefonia e celulares (queda de 0,01%) e CDs e DVDs (-0,09%). Mesmo assim, o acumulado do registra queda de 3,81% nos preços.

Quarto Lote

Será liberada hoje, a partir das 9h, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2012, referente aos exercícios de 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008. As restituições deste lote somam R$ 1,8 bilhão, destinados a 1.958.382 contribuintes. O dinheiro poderá ser sacado a partir do dia 17, com correções que vão de 3,75% a 45,18%, referentes à variação da taxa Selic.

Até o momento, a Receita Federal já liberou três lotes com mais de 6,5 milhões de declarações no valor total de R$ 7.063.691.970,36. Os contribuintes que não entraram nas relações de restituições liberadas até o momento devem verificar, no extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012, eventuais pendências e se existem motivos para a retenção em malha fina. Mais informações podem ser obtidas através do site www.receita.fazenda.gov.br, ou pelo Receitafone, no número 146.

Varejo

Emprego Industrial
Nesta quarta-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentará a Pesquisa de Emprego Industrial de julho. O relatório trará os dados referentes à mão-de-obra e rendimento do trabalho no Brasil. Além dos números nacionais e de cada região, a pesquisa trará informações de alguns estados, dentre os quais o Ceará.

Vaia do dia
A vaia de hoje vai para a falta de higiene nos banheiros de alguns estabelecimentos de alimentação sobralenses. Infelizmente, não é raro sair para comer e, no caso de ter de usar o banheiro em restaurantes e lanchonetes, deparar-se com locais de utilização pouco aconselhável. Caros empresários, comida e sujeira são coisas absolutamente incompatíveis.

Fica a Dica

Cartão seguro
Todo mundo conhece ou ouviu falar de alguém que teve o cartão clonado. Exageros a parte, é algo comum nos dias de hoje. Para evitar este tipo de aborrecimento, alguns cuidados devem ser tomados.
Vejamos alguns:
1 – Sempre memorize a senha para saques em caixa eletrônico. A senha anotada em papeizinhos pode ser perdida ou acessada por um golpista que esteja por perto de olho em você;
2 – Nunca deixe a senha junto com o cartão de crédito;
3 – Evite senhas óbvias. Datas de aniversário de familiares, casamento, endereço, placa do carro, números repetidos, sequências etc.;
4 – Se o seu cartão ficar preso na máquina, use o telefone do terminal para pedir ajuda. Nunca saia de perto do caixa nem aceite ajuda de estranhos;
5 – Quando for efetuar uma compra, não deixe o atendente se afastar de você com o cartão. Se ele precisar sair de onde você está, acompanhe-o e não perca o cartão de vista;
6 – Desde a Antiguidade, golpistas usam uma tática aparentemente boba, mas muito eficaz: dão esbarrões para roubar pequenos objetos. Por mais rápido que seja, pode ser o tempo suficiente para que o ladrão substitua seu cartão por um falso. Se você sentir algum empurrão em uma loja ou terminal bancário, ainda que pareça acidental, confira se o seu cartão é mesmo o seu;
7 – Sempre dê uma olhada em volta antes de usar seu cartão em um terminal bancário. Se notar alguém suspeito próximo, saia e procure um outro terminal;
8 – Parece óbvio, mas ao digitar a senha, não pronuncie os números;
9 – Fique bem próximo da máquina para que seus dedos não fiquem visíveis para as pessoas que estiverem por perto;
10 – Não digite sua senha ou número de cartão em telefones públicos ou que memorizem os números digitados;
11 – Nunca empreste seu cartão nem passe sua senha para alguém. Golpistas muitas vezes se baseiam na confiança da vítima. Desconfiar não faz mal a ninguém. Você pode ter plena confiança na pessoa, mas ela talvez possa ser mais facilmente enganada que você;
12 – Evite fazer compras pela internet em lan houses;
13 – Se você percebeu que teve seu cartão furtado, roubado, trocado, clonado etc., não se desespere. Procure imediatamente a polícia e registre a ocorrência, pois assim você ficará resguardado caso um golpista faça compras com seu cartão. Além disso, comunique a operadora imediatamente e faça o bloqueio.

COMPARTILHAR