Bons pagadores

A Serasa Experian informou, na última semana, que a inadimplência dos consumidores em fevereiro registrou alta de 18,3% em relação ao mesmo período de 2011. Apesar disso, em comparação com janeiro, fevereiro apresentou diminuição de 0,3% do indicador, terceiro mês consecutivo de queda. Ou seja, apesar de no trimestre normalmente haver aumento de consumo, a população tem priorizado o pagamento de suas dívidas. E é bom mesmo que os consumi- dores tenham mudado de postura, pois o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal anunciaram que, para atender a determinação da presidente Dilma Russeff, estão preparando cortes maiores nas taxas de juros oferecidas a clientes com histórico de bons pagadores. A maior parte dos cortes será nos juros de crédito especial e cartão de crédito. A ideia é que, dependendo do risco oferecido pelo cliente, os juros podem ser cortados até pela metade. Ou seja, se antes os consumi- dores tinham a preocupação de não entrar nas listas negras do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), agora de- vem ficar atentos para as vantagens de terem os nomes inclusos nas listas brancas.

Construção volta a contratar

Com mais de 50,8 mil contratações, o nível de emprego na construção civil em todo o País se recuperou da queda no fim do ano passado. Com os novos postos de carteira assinada criados em janeiro, o número de vagas no setor aumentou 1,6% em reação a dezembro. De acordo com pesquisa do Sinduscon-SP, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), atual- mente, o setor emprega 3,225 milhões de pessoas.

 

 

Representante cearense

Próximo dia 29, em São Paulo, será anunciado o vencedor da categoria Master, da 14ª edição do Prêmio Empreendedor do Ano, promovido pela Ernst & Young Terco. E é do Ceará um dos oito finalistas, o empresário Fran- cisco Deusmar de Queirós, sócio majoritário das Farmácias Pague Menos. O vencedor irá representar o Brasil na final mundial do prêmio, o World Entrepreneur of the Year, realizado, anualmente, em Monte Carlo, Mônaco. Mais de 1.500 empreendedores já foram premiados desde 1986, quando o prêmio foi lançado nos Estados Uni- dos. Atualmente realizada em 50 países e mais de 135 cidades, a categoria Master é voltada a empresas já consolidadas, mas que ainda têm grande potencial de expansão.

PIB Cearense

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – Ipece divulga hoje, 20, às 15h, o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará em 2011.

Novos profissionais

As Faculdades INTA promoveram, na última quinta-feira, 15, a cerimônia de colação de grau de 61 profissionais dos cursos de Pedagogia, História, Serviço Social e Medicina Veterinária. Entre outras autoridades, o evento contou com a presença do Prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda.

Convenção Estadual do Comércio

 

Estão abertas, até o dia 31 de março, as inscrições a preço promocional para a 25ª Convenção Estadual do Comércio. Os interessados de- verão efetuar sua inscrição através do site www.fcdlce.com.br. A Convenção, que acontecerá no período de 14 a 16 de junho na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, é uma realização da Federação dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL- -CE). Mais Informações pelos telefones (85) 3452-0803 e pelo email: convencaoestadual@fcdl.com.br.

Fica a Dica

Uma dica interessante para a qual, normalmente, não nos atentamos é minimizar gastos com energia elétrica.

1 – Entre as opções para evitar desperdício é acender as luzes somente quando necessário e só enquanto elas estiverem sendo utilizadas;

2 – Evitar abrir a geladeira a todo instante, e quando estiver aberta, que fique somente o tempo necessário. As borrachas da porta devem estar em bom estado para preservar a conservação e evitar o desperdício de energia;

3 – Para quem tem chuveiro elétrico, ficar o menor tempo possível e colocar na graduação mais fraca;

4 – Se você vai passar algum tempo sem usar o computador, desligue, pelo me- nos, o monitor, ou, caso você seja “esquecido”, configure seu computador para desligar automaticamente quando não estiver sendo utilizado. No “Painel de Controle”, em “Sistema de Segurança” para Windows 7, você encontrará a opção “Opções de Energia”, com alternativas de desligar o vídeo e suspender a atividade do computador;

5 – O ar-condicionado, em nosso clima sobralense, é muito utilizado. Quando for comprar o aparelho, veja se tem o selo de consumo reduzido, ligue somente quando necessário, certifique-se que o ambiente estará vedado, evite abrir e fechar portas e desligue o aparelho meia hora antes de deixar o local;

6 – Sabe aqueles aparelhos que ficam com luzes acesas ou piscando esperando para serem utilizados (em stand by)? Pois é, estão consumindo energia. É uma energia mínima, mas que, no futuro, fará diferença. Acostume-se a desligar os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo utilizados; Seguindo todas essas dicas você notará diferença na sua conta de energia ao final do mês.

Por Jerfson Lins e Pedro Nobre
jlins@sobralnews.com.br

Colaboração de Zilah Ribeiro

Economista

COMPARTILHAR