Atualmente a biblioteca conta com mais de 36 mil exemplares. Em 2013 o acervo deve aumentar chegando ao número aproximado de 50 mil

Patrícia Kinoshita
jornal@sobralnews.com.br

A biblioteca é o trampolim para uma verdadeira viagem, é o local que consegue reunir pessoas de todos os tipos em busca de um único objetivo: o conhecimento. Em Sobral, a imponente Biblioteca Municipal Lustosa da Costa oferece aos seus visitantes a oportunidade de adquirir os mais diversos tipos de conhecimento por meio dos livros.
Fundada em 12 de novembro de 2005, a Biblioteca Municipal oferece, além do acervo recheado com mais de 36 mil exemplares, um cyber aberto ao público, sinal Wifi para acesso à internet, um espaço para brincadeiras e leitura infantil, outro destinado às obras raras, além de salas amplas, iluminadas e arejadas que possibilitam um ambiente perfeito para estudo.
Atualmente a biblioteca conta com cadastro de 2 mil usuários ativos. Segundo a Diretora da Biblioteca, Ana Linhares, a sua maior preocupação é a de trabalhar o incentivo à leitura.
“Infelizmente eu não posso mudar o habito das pessoas, mas eu posso incentivar para que essas pessoas leiam. Aqui a gente desenvolve um projeto com os Guardas Mirins. Toda turma nova vem pra cá e passa duas semanas participando de atividades aqui na biblioteca. Eu mostro livros, filmes, converso, incentivo esses meninos a lerem. Quando estávamos desenvolvendo o projeto da biblioteca nos bairros, era uma satisfação ver as crianças encantadas com os livros, mas infelizmente as próprias mães ficavam puxando as crianças, dizendo que aquilo era besteira. Falta incentivo dentro de casa”, conta Ana. Por ser um prédio imponente, muitas pessoas acabam não entrando para ter acesso aos serviços da biblioteca. Hoje, depois do trabalho de conversa com as crianças que moram na Ribeirinha, elas passaram a frequentar o cyber e a área destinada à leitura infantil.

A biblioteca é um ponto de encontro de pessoas de todos os níveis de conhecimento, classes sociais. “Aqui a gente recebe médicos, advogados, universitários, estudantes pra concurso. Aqui eu tenho o maior cuidado. Não é porque a biblioteca é bonita que é um espaço para gente rica. Aqui é um espaço para todos. Tem as pessoas cativas que frequentam todo dia, tem dia que aqui está lotado de gente estudando. Alguns a gente já adotou como filho de biblioteca”, diz a diretora.
Dentre os principais temas procurados na biblioteca, Ana destaca os livros de autoajuda e direito. “Eu estou sempre preocupada em trazer os livros que estão no topo dos mais lidos e procurados. O dinheiro das multas aqui da biblioteca, que custa R$0,50 por dia de atraso, é destinado à compra desses livros e à manutenção da biblioteca”, explica Ana Linhares.
Em 2013 o acervo da biblioteca deve aumentar. Ana adianta que o número de exemplares deve chegar aos 50 mil. “Ganhamos o edital da Fundação da Biblioteca Nacional no valor de R$16.233,00. Com isso ganharemos 204 novos títulos e 16.088 exemplares”, comemora. Ana tem planos para o futuro, e um deles é criar na biblioteca um espaço exclusivo para autores sobralenses e afins. “Vou levar essa ideia para que os meus superiores aprovem”.
Para ter acesso aos serviços da biblioteca municipal basta apresentar o RG, CPF e um comprovante de água, luz ou telefone do último mês. Os empréstimos de livros são feitos para os residentes de Sobral e distritos. “Infelizmente não liberamos para pessoas de outras cidades, pois corremos o risco de perder exemplares”, explica Ana.

Lustosa da Costa
A Biblioteca Municipal leva o nome do escritor e jornalista Lustosa da Costa, morto em outubro desde ano. Segundo Ana, a biblioteca era a menina dos olhos do Dr. Lustosa, como ela o chamava. Depois da morte de Lustosa da Costa as pessoas estão em busca de comprar seus livros. “Muita gente está procurando os livros pra comprar e não tem. No próximo ano vamos receber o acervo pessoal de livros dele e vamos montar um espaço. Queremos também fazer um memorial em sua homenagem”, conta Ana.

Visite a Biblioteca Municipal
Endereço: Rua Randal Pompeu S/N, Margem Esquerda
Telefone: (88) 3611 2537
e-mail: biblioteca@sobral.ce.gov.br
home page:
http://www.sobral.ce.gov.br/biblioteca

COMPARTILHAR