Publicado em: 28/12/2012

Ano Novo: Superstições são tradicionais na hora da virada

O que comer, quais cores usar e que simpatias fazer na hora da virada do ano são preocupações  de muitas pessoas em superstições que ultrapassaram gerações. Aprenda os significados e não erre na noite do réveillon

Patrícia Kinoshita
jornal@sobralnews.com.br

Começar o ano novo com o pé direito já é uma regra. Muitas vezes, os desejos para o ano que vai chegar são representados pelas pessoas por meio dos alimentos consumidos e das cores de roupas usadas na noite da virada. Além disso, as simpatias também não são dispensadas. Esses pequenos rituais supersticiosos são adotados durante vários anos e acabam virando tradição nas famílias. São costumes seculares, difíceis de serem identificados em uma linha cronológica. O que se sabe é que seus significados nasceram ou da mitologia ou da tradição cristã.

Comidas
As tradições que inspiram os rituais gastronômicos do réveillon não contam com nenhuma comprovação científica, no entanto, é difícil achar alguém que nunca tenha se rendido a uma das “simpatias”, mesmo que por brincadeira. Na contagem regressiva para a chegada de 2013, confira curiosidades sobre as comidinhas de ano-novo. Na dúvida, não custa nada tentar uma delas.
Lentilhas: uma colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fatura à mesa. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes.
Romãs: para atrair dinheiro, coma sete partes, guardando as sementes na carteira.
Bagos de uva: para os portugueses, comer 3, 7 ou a quantidade correspondente ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-Novo.
Carne de porco: deve ser o prato principal da ceia, servida à meia-noite. Como o porco fuça para frente, garante armários cheios o ano todo. Evite o peru, que cisca para trás.
Aves: Passe longe de frango, peru, faisão ou qualquer tipo de ave se quer ter algum sucesso no ano que vem. As aves ciscam para trás e, para os supersticiosos, isso indica retrocessos e atraso de vida.
Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras: estas, trazidas para cá pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura.
Arroz: é uma semente e simboliza a riqueza, a abundância e a fertilidade. Coréia, Japão, Líbano e Dinamarca acreditam que esse é um alimento que traz muita sorte. O Líbano tem ainda uma outra curiosidade: é costume desse povo comer apenas alimentos brancos na noite da passagem do ano.
Champanhe: Essa bebida também é feita com uvas e é uma bebida que não pode faltar na ceia e no brinde de Ano Novo.

Cores
Quando o assunto é produção para a virada do ano é preciso levar em conta não só o quesito moda, mas os pedidos e desejos traduzidos em cores que prometem dar aquela forcinha na sorte para os próximos 365 dias de 2013.
As crenças que cercam as tonalidades do nosso réveillon são mais recentes do que se imagina. O branco, por exemplo, clássica tradição brasileira, só passou a valer no final da década de 1970, adaptado dos umbandistas que vão de branco realizar suas tradições de ano novo nas praias. O costume ganhou admiradores e acabou incorporado pelos não praticantes. Confira o significado das cores.
Branco: Traz paz, sabedoria e calma para o ano que virá. Repele as energias negativas e melhora o equilíbrio interior.
Amarelo: Atrai dinheiro, riqueza e sabedoria durante todo o ano.
Rosa: Além de afastar as energias negativas, a cor rosa traz amor, pureza e beleza.
Vermelho: Simboliza a paixão, força e energia.
Azul: A cor azul traz paz de espírito, segurança, tranquilidade, harmonia e saúde.
Verde: Esta cor simboliza a natureza, a esperança, o equilíbrio e o recomeço. Ela renova suas energias para o Ano Novo.
Laranja: Representa a riqueza e, além de atrair dinheiro, ajudará em suas conquistas pessoais e profissionais.
Violeta: Eleva a autoestima e traz inspiração, imaginação e estabilidade.

Simpatias
No ano novo, até quem não é tão supersticioso acaba aderindo às simpatias. Se funciona de fato, não custa nada botar uma fezinha. Confira as simpatias mais conhecidas.
Calcinha ou cueca novas: Dão sorte no amor, porque deixam os mal-entendidos para trás. São recomendadas, principalmente, para quem está começando namoro, para garantir o futuro.
Uma nota de dinheiro dentro do sapato: os orientais dizem que a energia entra no nosso corpo pelos pés. Vai daí, o dinheiro no sapato atrai mais e mais riquezas.
Lençóis novos: a dica é especial para recém-casados. Dizem que os lençóis novos, na primeira noite de ano, deixam as possíveis ameaças do ano passado na máquina de lavar.
Na hora da virada…
Pular só com o pé direito: atrai boas coisas para a sua vida, pois, segundo a Bíblia, tudo que está à direita é bom.
Jogar moedas: jogar moedas da rua para dentro de casa. Atrai riqueza para todos que moram no lugar.
Dar três pulinhos: Dar três pulinhos com uma taça de champanhe na mão, sem derramar uma gota. Depois, jogar todo o champanhe para trás, de uma vez só, sem olhar. Deixa para trás tudo de ruim. Não se preocupe em molhar os outros: quem for atingido pelo champanhe terá sorte garantida o ano todo.
Fazer barulho: Os povos antigos acreditavam que afugenta maus espíritos. Vale apito, batucada, bater panelas, desde que seja exatamente à meia-noite. Dizem que não há mal que resista.
Vela e rosas: ascender velas na praia ou jogar rosas nos espelhos de água, em intenção de Iemanjá. A deusa africana protege seus fiéis, com saúde, amor e dinheiro o ano todo, acreditam alguns.
Subir degrau: Subir um degrau numa cadeira, enfim, em qualquer coisa num nível mais alto. Diz o folclore que isso dá impulso à sua vontade de subir na vida. Comece, é claro, com o pé direito.
Cuidados com a casa…
- A casa deverá ser limpa, varrendo-a de trás para frente, e o lixo deve ser deixado fora. As vassouras devem ser queimadas e as cinzas enterradas.
- Nada quebrado deve ser deixado na casa (jarros de planta, garrafas, copos, pratos e espelhos).
- Lave os batentes da casa com sal grosso e água, ou água do mar.
- Borrife a casa com água-benta nos quatro cantos. O ideal é pintar toda a casa, – colocar lâmpadas novas (não deixar lâmpadas queimadas).
- Verifique se os sapatos estão em ordem e se as roupas não estão pelo avesso.
- As flores da casa devem ser amarelas para chamar ouro.
- As portas e janelas das casas devem estar abertas e as luzes acesas.
- Tudo isso atrai boa sorte e bons fluidos no Ano Novo que vai chegar.